O Poço é uma obra civil realizada abaixo do nível do solo, fora do alcance visual, sujeito a condições de origem mecânica, química e geológica.
Portanto, existem diferentes formas de se classificar um poço, assim como diferentes técnicas de perfuração do mesmo. Como a diferença entre um poço artesiano, que devido a uma condição geológica de pressão interna faz o poço jorrar água para a superfície sem equipamento de bombeamento, e o semiartesiano (mais comum) que apresenta pressões normais e semelhantes ao ambiente externo com a necessidade de equipamento de bombeamento para extrair a água do(s) aquífero(s).
Outra possibilidade é quanto ao tipo de formação geológica que será realizada a obra do poço e extraída a água, neste caso os aquíferos sedimentares, rochosos e mistos. Dependendo da região e da geologia do subsolo diferentes técnicas e materiais devem ser empregados, a Acquamaster possui tecnologia especializada para formações rochosas através de sondas roto-percussoras a ar comprimido, operando também com o sistema rotativo em zonas sedimentares, e excelentes fornecedores para os diversos materiais empregados na execução do poço.
A Preservação da qualidade da água do subsolo é de vital importância no desenvolvimento e sobrevivência de qualquer região. Por isso, é de suma importância elaborar estudos e levantamentos referentes à região, seguir as normas da ABNT e a legislação vigente para a construção e manutenção dos poços tubulares profundos, de maneira a aumentar a vida útil dos mesmos e impedir a contaminação dos aquíferos subterrâneos.